SDMA – Diagnóstico Precoce da Doença Renal Crônica

Imagem de cao e gato à espera de exame.

Antes de mais nada, para falarmos sobre SDMA, precisamos falar sobre a doença renal crônica, uma das condições mais comuns em cachorros e gatos. Um em cada dez cães desenvolve alguma forma desse problema. Nos felinos, a incidência de doença renal crônica é ainda maior: um em cada três gatos terá a doença.

A doença renal crônica afeta especialmente os animais idosos, mas qualquer animal, em qualquer estágio da vida, pode desenvolver a enfermidade nos rins. Os sintomas variam entre falta de apetite, desânimo, vômitos, diarreia, emagrecimento e desidratação.

Trata-se de uma doença progressiva, ou seja, que avança lentamente, mas sem parar. Nesse sentido, quanto mais cedo ela for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso do tratamento. É aí que surge o SDMA!

Como diagnosticar a doença renal crônica em pets?

Antes do teste, a doença renal crônica em cães e gatos era diagnosticada através de exame de sangue, para a análise dos níveis de ureia e creatinina – em animais doentes, os níveis desses marcadores são aumentados.

O problema é que o teste de creatinina só detecta alterações quando a doença está muito avançada, com aproximadamente 75% da função renal comprometida.

Nesse sentido, surge o SDMA, um método que revolucionou o diagnóstico de doença renal crônica em pets.

Quais são os benefícios?

Antes de mais nada, vamos entender o que a sigla significa. SDMA, ou Dimetilarginina Simétrica, é uma pequena molécula liberada na corrente sanguínea durante a degradação de proteínas. A excreção ocorre principalmente pelos rins, órgão responsável por 90% da eliminação dessa molécula.

A SDMA aumenta quando em média 40% da função renal está comprometida. Isso significa que o teste SDMA possibilita um diagnóstico muito mais precoce da DRC e, consequentemente, mais qualidade de vida para o animal. Afinal, quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

O teste de SDMA pode identificar o aparecimento da doença renal em uma média de 17 meses antes do teste da creatinina. Ou seja, o diagnóstico é obtido com quase dois anos de antecedência em comparação aos exames tradicionais! Por isso, o SDMA é considerado um método revolucionário!

SDMA e estágios da doença renal crônica

Recentemente, o teste de SDMA foi incluído nas novas diretrizes da IRIS (INTERNATIONAL RENAL INTEREST SOCIETY/2019) para o estadiamento da doença renal crônica (http://www.iris-kidney.com/pdf/IRIS_Pocket_Guide_to_CKD.pdf).

São definidos quatro estágios:

  • 1: aumento persistente da SDMA. Concentração acima de 14 µg/dl e creatinina dentro dos valores de referência (paciente não azotêmico).
  • 2: a concentração sérica de SDMA é ≥25 µg/dL, e a de creatinina sérica está entre 1,4 e 2,0mg/dL para cães e 1,6 e 2,8mg/dL para gatos.
  • 3: concentração de SDMA ≥45 µg/dL e creatinina sérica entre 2,1 e 5,0mg/dL para cães e entre 2,9 e 5,0mg/dL para gatos.
  • 4: apresenta a concentração de SDMA ≥45 µg/dL. Azotemia renal severa, na qual a creatinina sérica é superior a 5,0mg/dL para cães e gatos. O paciente no estágio IV pode apresentar edema e ascite associados a hipoalbuminemia, proteinúria e hipercolesterolemia, caracterizando quadro de síndrome nefrótica.

A utilização de biomarcadores mais sensíveis e específicos, como o SDMA, favorece o diagnóstico e permite um prognóstico mais preciso.
Em síntese, auxilia numa proposta terapêutica mais adequada e no aumento da expectativa e da qualidade de vida dos animais com DRC.

Compartilhar:

Distúrbio de micção de felinos (dificuldade para fazer xixi)

Seu bichano está fazendo xixi fora da caixa de areia? Ele vai na caixa de areia, mas tem dificuldade para fazer o xixi? Existem diferentes razões para isso! Os gatos podem,…

Urolitíase – Seu pet está com dificuldade para urinar?

Seu pet está com dificuldade para urinar? Tem sangue na urina? Parou de urinar completamente? Então tem uma “pedra no meio do caminho”... E pode ser grave! É provável que…

Tártaro

Tártaro em animais: a doença periodontal e sua relação com a doença renal em cães e gatos Seu cachorro ou gato tem tártaro? Saiba que isso é muito comum. Afinal,…

SDMA – Diagnóstico Precoce da Doença Renal Crônica

Antes de mais nada, para falarmos sobre SDMA, precisamos falar sobre a doença renal crônica, uma das condições mais comuns em cachorros e gatos. Um em cada dez cães desenvolve…

Hipertensão Arterial Sistêmica em Cães e Gatos

Você sabia que a pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica, assim como em humanos, também pode ocorrer em cachorros ou gatos?  Várias doenças podem provocar esse sinal clínico – que…

Avaliação cardíaca: cuidados com a saúde de cães e gatos

Mais do que carinho, é preciso atenção e cuidado médico para manter o coração do seu pet sempre feliz e saudável (mais…)

Incontinência Urinária

Incontinência urinária em cães é a evacuação inadequada da urina e, geralmente, ocorre porque o cão perde o controle voluntário da micção. É normal, nestes casos, a enurese noturna, isto é,…

DRC-Doença Renal Crônica em cães e gatos: a importância do diagnóstico precoce

Você já deve ter ouvido falar da Doença Renal Crônica - DRC, certo? O que muita gente não sabe é que cães e gatos também podem sofrer dessa patologia. (mais…)
×