Oftalmologia

Prevenção e tratamento

A oftalmologia veterinária é a especialidade responsável pela saúde ocular e geral dos animais. Graças a ela, é possível detectar e prevenir doenças sistêmicas, cegueira e déficit visual.

As doenças oculares mais comuns nos animais são úlcera de córnea, uveíte (inflamação do olho), glaucoma e catarata.

Algumas doenças sistêmicas como leishmaniose, erliquiose, Felv (Leucemia felina) e PIF (Peritonite Infecciosa Felina), podem se manifestar sintomaticamente por meio de alterações oculares, tais quais as uveítes. 

Doenças endócrinas também podem levar à cegueira quando ocorre um descolamento de retina, devido a uma hipertensão arterial. Por isso, a importância de um exame ocular minucioso para detectar enfermidades precocemente.

Além das doenças sistêmicas, anormalidades anatômicas também podem ocasionar lesões oculares. Animais braquicefálicos (Shih-Tzu, Pug, Lhasa Apso, Bulldog Francês, Pequinês), por possuírem focinho mais “achatado”, podem desenvolver entrópio medial (inversão da margem palpebral) e triquíase de carúncula ou prega nasal. 

Para o diagnóstico das doenças oculares, durante a consulta são realizados os exames neuro-oftálmicos (avaliação da visão, função motora e sensitiva das pálpebras), fluoresceína (avaliação de úlceras e qualidade da lágrima), teste de “Schirmer” (produção lacrimal), tonometria (pressão intraocular), biomicroscopia com lâmpada de fenda (avaliação do olho com um aparelho com grande aumento) e avaliação do fundo de olho. 

O tratamento das alterações oculares pode incluir aplicação de colírios, pomadas ou até mesmo medicamentos sistêmicos. Em casos de úlceras profundas e perfurações oculares, a intervenção cirúrgica é a mais indicada. Nas alterações anatômicas e cataratas, o tratamento é exclusivamente por meio de cirurgias.

Por essas razões, é importante estar atento a qualquer alteração nos olhos dos animais. Secreções em excesso, fotofobia (sensibilidade à luz), olhos vermelhos, manchas brancas, manchas marrons, dificuldade em abrir os olhos e lacrimejamento, são sinais de que a saúde ocular do seu pet pode estar comprometida e um oftalmologista veterinário deverá ser consultado. 

A Unicare possui profissionais capacitados e equipamentos de última geração para a saúde do seu pet.

Dra. Isabela Massi
Oftalmologia Veterinária

×