O mês de outubro já é mundialmente conhecido como outubro rosa, como uma campanha para prevenção do câncer de mama. Em novembro chega a vez de usarmos azul para informarmos sobre a prevenção do câncer de próstata, bem como outras doenças que a acometem.
Os nossos pets também merecem atenção. Eles também podem ser acometidos por doenças da próstata. Os animais não castrados com mais de sete anos de idade são normalmente os mais acometidos.
A próstata é uma glândula que se localiza logo abaixo da bexiga e envolve a uretra. Quando ocorre uma alteração, ela pode comprimir a uretra, gerando, por exemplo, dor e dificuldade de urinar.
Principal ocorrência
A principal doença que acomete os nossos pets é a hiperplasia prostática benigna, ou seja, o aumento da próstata devido estímulo dos hormônios sexuais masculinos. Existem outras doenças que podem acometer a próstata, como abscesso prostatico, cisto prostatico, prostatites e neoplasias prostaticas. As Neoplasias prostaticas são consideradas bastante incomuns. Ao contrário da hiperplasia prostática benigna, os tumores prostáticos não são hormônios-dependentes, pois cães castrados têm o mesmo risco de desenvolvimento das neoplasias prostáticas quando comparados com cães não castrados.
Os animais com mais de sete anos devem ser levados ao veterinário para avaliações regulares. Sendo os sintomas mais comuns de doenças na próstata dificuldade para urinar ou defecar; presença de sangue na urina; febre; prostração; perda de apetite; emagrecimento; vômitos; anormalidades na marcha.
O diagnostico deverá ser realizado através de exame ultrassonográfico junto com exames de sangue. Durante a avaliação física deve ser feito o exame de toque retal. Ainda que não muito usual na rotina veterinária, cães machos com mais de cinco anos de idade devem realizar o procedimento durante a consulta.
Se você notou algumas dessas alterações no seu pet traga seu animal para que possa ser avaliado por nosso especialista em nefrologia e urologia para definirmos o melhor tratamento e conduta para o seu companheiro. Que seu pet não tenha apenas um novembro azul e sim um ano todo de muita saúde!