Hipertensão Arterial Sistêmica em Cães e Gatos


imagem de cão em exame de rotina para hipertensão

Você sabia que a pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica, assim como em humanos, também pode ocorrer em cachorros ou gatos? 

Várias doenças podem provocar esse sinal clínico – que pode ser silencioso e deve ser tratado, se diagnosticado. O aumento da população geriátrica animal, por exemplo, gera um aumento de doenças que podem levar à hipertensão.

Ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, a doença em cães e gatos é, geralmente, secundária a alguma afecção sistêmica.

Em cães, a hipertensão relaciona-se mais comumente à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus. A hipertensão em gatos, por outro lado, está mais frequentemente associada à doença renal crônica e ao hipertireoidismo.

A pressão alta nos cachorros e gatos pode provocar lesões em outros órgãos, tais como cérebro, rins, olhos e coração. Com isso, o médico veterinário deve realizar a mensuração da pressão arterial sistêmica com frequência. Hoje em dia, temos um método não invasivo para tal mensuração. Geralmente utilizamos um aparelho chamado Doppler.

Os valores de normalidade da pressão em cães e gatos também são diferentes dos humanos. Os valores normais para eles são entre 100 mmHg e 140mmHg. Valores acima de 150 mmHg são considerados hipertensão. 

Prevenção por meio de exame

imagem de gato em preparação de exame de  rotina para hipertensão

O exame para diagnóstico de hipertensão é comum e fácil de ser realizado em ambulatório. Entretanto, essa mensuração pode ser afetada devido ao estresse do animal no momento do exame e isso gera uma subjetividade no resultado. 

Nesse sentido, o ideal é tentar acalmar o animal, fazer mais de uma mensuração no mesmo dia ou até várias mensurações em dias alternados. Dessa forma, teremos um diagnóstico definitivo da hipertensão arterial sistêmica.

Em conclusão, caso o animal seja diagnosticado com pressão arterial alta, o veterinário deve descobrir a causa, iniciar o tratamento da doença primária e tratar a hipertensão em conjunto.

Compartilhar:

image

Distúrbio de micção de felinos (dificuldade para fazer xixi)

Seu bichano está fazendo xixi fora da caixa de areia? Ele vai na caixa de areia, mas tem dificuldade para fazer o xixi? Existem diferentes razões para isso! Os gatos podem,…
image

Urolitíase – Seu pet está com dificuldade para urinar?

Seu pet está com dificuldade para urinar? Tem sangue na urina? Parou de urinar completamente? Então tem uma “pedra no meio do caminho”... E pode ser grave! É provável que…
image

Tártaro

Tártaro em animais: a doença periodontal e sua relação com a doença renal em cães e gatos Seu cachorro ou gato tem tártaro? Saiba que isso é muito comum. Afinal,…
image

SDMA – Diagnóstico Precoce da Doença Renal Crônica

Antes de mais nada, para falarmos sobre SDMA, precisamos falar sobre a doença renal crônica, uma das condições mais comuns em cachorros e gatos. Um em cada dez cães desenvolve…
image

Hipertensão Arterial Sistêmica em Cães e Gatos

Você sabia que a pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica, assim como em humanos, também pode ocorrer em cachorros ou gatos?  Várias doenças podem provocar esse sinal clínico – que…
image

Avaliação cardíaca: cuidados com a saúde de cães e gatos

Mais do que carinho, é preciso atenção e cuidado médico para manter o coração do seu pet sempre feliz e saudável (mais…)
image

Incontinência Urinária

Incontinência urinária em cães é a evacuação inadequada da urina e, geralmente, ocorre porque o cão perde o controle voluntário da micção. É normal, nestes casos, a enurese noturna, isto é,…
image

DRC-Doença Renal Crônica em cães e gatos: a importância do diagnóstico precoce

Você já deve ter ouvido falar da Doença Renal Crônica - DRC, certo? O que muita gente não sabe é que cães e gatos também podem sofrer dessa patologia. (mais…)
×