Por Dr. Felipe Muniz
A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome comum nas populações caninas e felinas, sobretudo em idades avançadas. Ela atinge os rins e pode ter diversas: doenças congênitas, problemas vasculares,infecções, intoxicações, alterações metabólicas, doenças imunomediadas ou autoimunes, neoplasias ou parasitas.
A manifestação ocorre principalmente em cães e gatos idosos. Ela é uma doença progressiva, lenta, que leva a uma degeneração dos rins cuja a funcionalidade fica reduzida, determinando uma perda progressiva da funcionalidade.
Existem diferentes sintomas que podem ocorrer na doença renal crônica. O aumento da produção urinaria com um aumento da sede, aparecimento de vômitos, fezes amolecidas, perda de apetite, emagrecimento, depressão, desidratação, pelos opacos e oleosos.
Caso a doença seja diagnosticada somente em estado avançado as opções terapêuticas que podem ser utilizadas, infelizmente são reduzidas ou inexistentes. Se por outro lado, o diagnóstico for precoce, o veterinário pode agir com eficácia, tanto através de terapias farmacológicas quanto através da nutrição.
Se o seu cão ou gato apresentam pelo menos um desses sintomas descritos, recomenda-se procurar um medico veterinário para avaliar a presença desta doença. Sendo a DRC diagnosticada é recomendado o acompanhamento com um médico veterinário especializado em Nefrologia para limitar e controlar a progressão da doença.
A doença renal crônica é uma doença que não deve ser negligenciada, sobretudo quando seu amigo de quatro patas entrar na “terceira idade”a partir dos 7 anos.
Como já comentado a Doença Renal Crônica é uma doença progressiva e silenciosa. O seu diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o sucesso terapêutico.